Eventos LV

De 05 a 20 de fevereiro de 2018
Grupos de estudos do 1o semestre de 2018

Grupo de Estudo 1: Adolescência no século XXI: um desafio para a clínica psicanalítica e para o campo escolar e social

Coordenação: Leda Mariza Fischer Bernardino.

Proposta: objetos virtuais, imagens que fascinam e/ou horrorizam, violência em casa e/ou na escola, impossibilidade de achar um lugar para si, experiências loucas e de excesso... tudo isso permeia a passagem adolescente no mundo contemporâneo, nem sempre fácil de acolher e de possibilitar uma saída. Nossa ideia é ler textos ou casos que abordem estas diferentes questões e promover uma discussão em torno da leitura e da experiência dos participantes. Dirigido àqueles que se sentem interrogados em sua vivência clínica ou institucional com adolescentes.

Datas: às quartas-feiras, quinzenalmente: às quartas-feiras, quinzenalmente: 21/02; 07 e 21/03; 04 e 18/04; 02/05, 16/05, 30/05; 13 e 27/06.

Horário: 11h00 às 12h30.

Início: 21 de fevereiro de 2018.

  

Grupo de Estudo 2: A criança na clínica psicanalítica

Coordenação: Leda Mariza Fischer Bernardino.

Proposta: As especificidades da abordagem psicanalítica da criança requerem um estudo aprofundado por parte do profissional que se aventura nesta clínica. Mesmo considerando que o sujeito do inconsciente não tem idade, o acolhimento da criança inclui um trabalho com os pais ou com outros adultos da comunidade (escolar, jurídica, social), a transferência em consequência tem sua especificidade, o manejo do significante na escuta e nas intervenções não pode deixar de considerar a posição da criança na linguagem. Estes e outros interrogantes serão percorridos neste grupo a partir de textos disparadores.

Datas: às quartas-feiras, quinzenalmente: 28/02; 14 e 28/03; 11 e 25/04; 09 e 23/05; 06 e 20/06.

Horário: 11h00 às 12h30.

Início: 28 de fevereiro de 2018.

 

Grupo de Estudo 3: Escuta de pais e o trabalho institucional com famílias de crianças com transtornos globais no desenvolvimento (será oferecido no 2o semestre 2018)

Coordenação: Cristina Keiko Inafuku de Merletti

Proposta: Propõe-se estudar textos que abordem a escuta de pais de crianças com transtornos globais no desenvolvimento, assim como os dispositivos de trabalho com famílias no âmbito institucional (escolas, clínicas e instituições de saúde). Os estudos incluirão, ainda, leituras de algumas publicações de pais de sujeitos autistas relatando sua própria experiência nos cuidados e na escolarização de seus filhos. Os inscritos poderão trazer situações de sua prática (à luz dos textos percorridos) cuja discussão poderá auxiliar o profissional na direção de trabalho com as famílias e na construção de parcerias no atendimento e inclusão escolar de crianças que apresentem problemas em seu desenvolvimento.

Datas: às quartas-feiras, quinzenalmente no 2o semestre de 2018

Horário: 18h30 às 20h00.

Início: agosto 2018

 

Grupo de Estudo 4: Construção de caso e acompanhamento psicanalítico de crianças em instituição, grupos e escolas  

Coordenação: Cristina Keiko Inafuku de Merletti e Maria Eugênia Pesaro.              

Proposta: A proposta do grupo é estudar os desdobramentos dos fundamentos teóricos do instrumento Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI): os seis eixos teóricos que fundamentam o novo instrumento denominado Acompanhamento Psicanalítico de crianças a partir de 3 anos em instituições, grupos e escolas. Também serão apresentados e discutidos os sintomas clínicos e alguns indicadores de acompanhamento do tratamento. Estes instrumentos, orientadores da leitura da criança, podem auxiliar os profissionais de saúde nas construções e estudos de caso de crianças em consultórios, em instituições de saúde (CAPSI), em escolas e nas discussões de rede.

Datas: às quartas-feiras, quinzenalmente: 28/02; 14 e 28/03; 11 e 25/04; 09 e 23/05; 06 e 20/06.

Horário: 18h30 às 20h00.

Início: 28 de fevereiro de 2018.

 

Grupo de estudos 5: A fonoaudiologia e a complexa relação corpo-linguagem nas chamadas apraxias de fala na infância

Coordenação: Mariana Trenche de Oliveira (Lugar de Vida) e Melissa Catrini (UFBa)

Proposta: As apraxias de fala na infância ressurgiram, no campo da fonoaudiologia, como um diagnóstico relevante e diferencial (ou concomitante) aos quadros de TEA. Entretanto, predominam nos estudos sobre apraxia uma certa concepção de corpo e de linguagem emprestada dos campos da fisiologia e da patologia e aplicada à fonoaudiologia sem reflexões. Este grupo de estudos se propõe a revistar as considerações de Freud acerca da histeria e das afasias, bem como discutir sobre a nova concepção de corpo resultante deste pensamento, corpo este que nasce com o ser da linguagem.  

Datas: às sextas-feiras, quinzenalmente, dias: 02 e 16/03; 13 e 27/04; 11 e 25/05; 08 e 26/06.

Horário: 08:00 às 09:30.

Início: 02 de março de 2018.

 

Grupo de estudos 6 - A especificidade da clínica de linguagem no tratamento de crianças com transtorno do espectro autístico.

Coordenação: Mariana Trenche de Oliveira

Proposta: Discutir textos que tratam da especificidade do atendimento fonoaudiológico nos transtornos do espectro autístico, bem como aqueles que tratam das bases teóricas sobre as quais se assentam a proposta da Clinica de Linguagem.

Datas: às sextas-feiras, mensalmente, dias: 23/02; 09/03; 06/04; 04/05; 22/06; 06/07.

Horário: Das 08h00 às 09h30.

Início: 23 de fevereiro de 2018.






Período de inscrição dos grupos de estudos: de 02/02 a 20/02/2018

Taxa de inscrição: R$90,00 depósito B. Santander ag.4626 C/C n.13004090-3 (enviar comprovante de depósito da taxa de inscrição com cópia do RG e CPF e um mini curriculum para lugardevida@lugardevida.com.br)

Valor de cada grupo de estudos: R$ 150,00 por encontro

Para 3 inscritos de uma mesma instituição será concedido desconto de 10% no valor