Eventos LV

De 15 de março a 18 de outubro de 2018
Ciclo de Seminários de 2018

Neste ano de 2018, o Lugar de Vida propõe um ciclo de seminários que girará em torno das inquietações advindas da inclusão escolar de alunos com autismo e com outros entraves estruturais em sua subjetivação. Especial foco será dado a articulação dos diferentes modos de subjetivação, de aprendizagem e os recursos de trabalho que podem ser utilizados pelas equipes escolares.

Os seminários ocorrerão as quintas-feiras, no horário das 19h00 às 21h00.

Dia 15 de Março - A Metodologia do Estudo de Caso da Escola, com Maria Eugênia Pesaro (Psicanalista, membro da equipe do Lugar de Vida, Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP) e equipe do Colégio Nossa Senhora das Graças (Gracinha).

Dia 23 de Março (SEXTA-FEIRA) - Leitura crítica da legislação sobre educação inclusiva, com Carla Biancha Angelucci (Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Insituto da Psicologia da USP, Professora Associada da Faculdade de Educação da USP).

Dia 05 de Abril – A função da escrita para a criança autista, com Leda M. F. Bernardino. (Psicanalista, membro da Associação Psicanalítica de Curitiba, Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP e Pós-Doutora em Tratamento e Prevenção Psicológica pela Université Paris VII). 

Dia 19 de Abril – A função do semelhante: o que uma criança faz pela outra? Possibilidades para o grupo-classe, com Cristina Keiko Inafuku de Merletti (Psicanalista, membro da equipe do Lugar de Vida, Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP) e equipe do Colégio Santa Cruz.

Dia 17 de Maio – Subjetividade e aprendizagem: tratar e educar, com Marise Bartolozzi Bastos (Psicanalista, Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP).

Dia 14 de Junho – Flexibiização curricular, com Elaine Milmann (educadora, psicopedagoga, membro da equipe interdisciplinar do Centro Lydia Coriat de Porto Alegre, Doutora em educação pela faced/ufrgs).

Dia 16 de Agosto – Práticas inclusivas na sala de aula, com Maria da Paz Castro (Professora polivalente, assessora da área de Educação Inclusiva em escolas da cidade de São Paulo, compõe a equipe de educadores do Instituto Vladimir Herzog e de Formadores do CEDAC, parceira do Lugar de Vida).

Dia 13 de Setembro – Novas funções da equipe de apoio (dos acompanhantes escolares, auxiliares, assistentes, estagiários), com Juliana Davini (psicóloga escolar, formadora de educadores, supervisora em psicologia escolar e institucional em escolas e creches privadas e pública, Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP).

Dia 18 de Outubro  – A formação de professores, com Rinaldo Voltolini (Psicanalista, Doutor em Psicologia pela USP, Pós-doutor em psiogênese e psicopatologia pela Université Paris XIII, Professor Doutor da Faculdade de Educação da USP).

 

Valores por Seminário: R$ 70,00 (estudantes de graduação) e R$90,00 (profissionais graduados).

Inscrições: realizar a inscrição - Banco Santander, agência 4626, conta corrente 13004090-3 (CNPJ: 04.479.058/0001-10) e enviar comprovante de depósito para: lugardevida@lugardevida.com.br