Eventos LV

De 06 de fevereiro a 28 de junho de 2019
Grupos de Estudos do 1o semestre de 2019

Grupo de Estudos 1: A visão psicanalítica do autismo

Coordenação: Maria Cristina Machado Kupfer

Proposta:

Datas: às quartas-feiras, quinzenalmente, dias: 13 e 27/02; 13 e 27/03; 10 e 24/04, 8 e 22/05; 12 e 26/06.

Horários: das 18h30 às 20h00.

Inícios: 13 de fevereiro de 2019.

 

Grupo de Estudos 2: A construção de caso e o acompanhamento psicanalítico de crianças em instituição, grupos e escolas

Coordenação: Cristina Keiko Inafuku de Merletti e Maria Eugênia Pesaro

Proposta: A proposta do grupo é estudar os fundamentos teóricos do instrumento Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI) e o seu desdobramento no novo instrumento denominado Acompanhamento Psicanalítico de Crianças a partir de 3 anos. Os seis eixos a serem apresentados orientam a leitura sobre o desenvolvimento da criança e seus possíveis sintomas. O estudo proposto pretende auxiliar os profissionais das áreas da saúde e da educação no acompanhamento de crianças e nas intervenções em consultórios, instituições de saúde (UBS, NASF, CAPSI), escolas e nas discussões de rede de apoio interdisciplinar (Acompanhantes Terapêuticos, Acompanhantes Escolares, Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogos, etc). 

Datas: às quartas-feiras, quinzenalmente, dias: 20/03; 03 e 17/04, 15 e 29/05; 05 e 19/06.

Horário: 18h30 às 20h00.

Início: 13 de março de 2019.

 

Grupo de Estudo 3: Questões da clínica psicanalítica com crianças

Coordenação: Leda Mariza Fischer Bernardino

Proposta: Pretendemos discutir textos e casos clínicos que abordam a clínica psicanalítica com crianças e suas especificidades, a partir da abordagem freudo-lacaniana. Trabalharemos temas como as operações psíquicas que compõem o processo de constituição do sujeito, o nó borromeu e os três registros na leitura dos sintomas das crianças, o grafo do desejo, o processo de identificação, o manejo clínico com os pais, a clínica dos entraves estruturais da constituição subjetiva, a incidência do discurso capitalista na hipermedicalização da infância.

Datas: às quartas-feiras, quinzenalmente, dias: 06 e 20/02; 08 e 20/03; 03 e 17/04; 15 e 29/05; 12 e 26/06.                  

Horário: 11h00 às 12h30.

Início: 06 de fevereiro de 2019.

  

Grupo de Estudo 4: Adolescência real, simbólica e imaginária: as vicissitudes de ser jovem no terceiro milênio

Coordenação: Leda Mariza Fischer Bernardino

Proposta: Pretendemos discutir textos e casos clínicos que abordam a adolescência nos três registros pensados por Lacan para a experiência humana, neste momento-chave da estruturação subjetiva, momento de concluir, que aparece cheio de armadilhas, impasses, questionamentos e incertezas, em um tempo de vulnerabilidade das estruturas simbólicas que sustentam a coletividade e onde o jovem deve encontrar seu lugar.

Datas: às quartas-feiras, quinzenalmente, dias: 13 e 27/02; 13 e 27/03; 10 e 24/04, 8 e 22/05; 05 e 19/06.

Horário: 11h00 às 12h30.

Início: 13 de fevereiro de 2019.

 

Grupo de estudoss 5: O Interacionismo Brasileiro de Cláudia Lemos como filiação teórica para a Clínica de Linguagem

Coordenação: Mariana Trenche de Oliveira

Proposta: A constituição da Clínica de Linguagem foi marcada pela adoção de uma concepção de linguagem e de sua aquisição que levasse em consideração a relação entre a fala da criança, a fala do outro e a língua. Nesta medida, a proposta deste grupo de estudos é debruçar-se sobre a teoria Interacionismo Brasileiro no campo da Aquisição da Linguagem, conforme postulada por Claudia de Lemos, com o objetivo de embasar teoricamente a Clínica de Linguagem, respeitando a diferença entre os campos. 

Datas: às sextas-feiras, quinzenalmente, dias: 15/02; 01, 15 e 29/03; 12 e 26/04; 10 e 24/05; 7 e 21/06

Horário: 08:00 às 09:30. 

Início: 15 de fevereiro de 2019. 

 

Grupo de estudos 6: O Interacionismo Brasileiro de Cláudia Lemos como filiação teórica para a Clínica de Linguagem

Coordenação: Mariana Trenche de Oliveira

Proposta: A constituição da Clínica de Linguagem foi marcada pela adoção de uma concepção de linguagem e de sua aquisição que levasse em consideração a relação entre a fala da criança, a fala do outro e a língua. Nesta medida, a proposta deste grupo de estudos é debruçar-se sobre a teoria Interacionismo Brasileiro no campo da Aquisição da Linguagem, conforme postulada por Claudia de Lemos, com o objetivo de embasar teoricamente a Clínica de Linguagem, respeitando a diferença entre os campos. 

Datasàs segundas-feiras, quinzenalmente, dias: 11 e 25/02; 11 e 25/03; 8 e 22/04; 06 e 20/02; 03 e 17/06. 

Horário: 08:00 às 09:30. 

Início: 11 de fevereiro de 2019. 

 

Período de inscrição dos grupos de estudos: de 28/11/18 a 04/02/2019

Taxa de inscrição: R$90,00 depósito B. Santander ag.4626 C/C n.13004090-3, CNPJ 04.479.058/0001-10 (enviar comprovante de depósito da taxa de inscrição com cópia do RG e CPF e um mini curriculum para lugardevida@lugardevida.com.br

Valor: R$ 150,00 por encontro