Eventos LV

De 10 a 11 de maio de 2019
Ateliê-curso: a Topologia Básica de Lacan (topologia das superfícies a partir do seminário 9 sobre a Identificação, de Jacques Lacan) INSCRIÇÕES ESGOTADAS

OFICINA-CURSO: Ateliê a Topologia Básica de Lacan (topologia das superfícies a partir do seminário 9 sobre a Identificação, de Jacques Lacan)

PROFISSIONAL CONVIDADA:Ligia Gomes Víctora; Psicanalista; Analista-membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA); A.M.A. da Association Lacanienne Internationale (ALI) ; responsável pelos seminários e oficinas da APPOA; autora do livro Topologia e clínica psicanalítica, entre outras publicações em revistas.

DATAS:10  e 11 de maio de 2019 (6af e sábado)

CARGA HORÁRIA:8 horas

VALOR DO CURSO:R$ 240,00 por participante

INSCRIÇÃO:até 15/04, por meio de depósito bancário - Banco Santander, ag. 4626, c/c 13004090-3, A/C Lugar de Vida S/S Ltda., CNPJ 04.479.058/0001-10. Enviar ocomprovante de pagamentoda inscrição com nome do inscrito, para lugardevida@lugardevida.com.br 

LOCAL: Lugar de Vida – Centro de Educação Terapêutica São Paulo, Rua Miragaia, 174, Butantã, São Paulo

VAGAS: 20

OBJETIVO:

Acompanhando o ensino de Lacan, propõe-se o dispositivo Seminários Formalização da Psicanálise através das Matemáticas, que vêm se realizando na APPOA há mais de 20 anos, utilizando as ciências ditas exatas– dentre as quais a Topologia, a Álgebra, a Lógica e a Teoria dos Nós, entre outras – para a melhor compreensão de conceitos psicanalíticos. Neste sentido, estas oficinas realizadas no Lugar de Vida visam à confecção e cortes das superfícies sólidas – o toro, a banda de Möbius e o cross-cap, para estudar conceitos lacanianos como o fantasma, o Édipo e as estruturas, tal como foram apresentadas por Lacan no seminário A Identificação.

Conforme Lacan (1962), Seminário A identificação, lição 24, “o neurótico, como o perverso, como o psicótico mesmo, não são senão diferentes faces da estrutura normal”. Dentro da perspectiva topológica, as ditas estruturas clínicas seriam apenas diferentes modalidades de como o Sujeito lida com os significantes vindos do Outro, sendo que o corpo é a superfície predominantemente imaginária que serve de suporte para estes significantes. A pele seria o invólucro do corpo: como um envelope topológico envolvendo o Eu...

Lembrando que “só a matematização alcança um real – e por isso é compatível com nosso discurso, o discurso analítico. Um real que não tem nada a ver com aquilo do qual tem sido suporte do conhecimento tradicional, e que não é o que este crê realidade, porém, realmente, fantasma”(Lacan, seminário Mais Ainda, lição 10).

 PROGRAMAÇÃO:

Sexta-feira 10/05 – 19h às 21h: Seminário: Topologia e Psicanálise. Em que a Topologia pode auxiliar no diagnóstico das ditas estruturas clínicas?

Sábado de manhã – 9h às 12h: 

Parte I: A topologia das identificações (o toro).

Parte II: A topologia do fantasma (a banda de Möebius).

Almoço: 12h às 14h

Sábado à tarde – 14h às 17h:

Parte III: Uma estrutura para a neurose (o cross-cap).

Material que será utilizado nas oficinas:

Papéis, lápis de cor ou canetas coloridas.

Tesoura; fita adesiva.

Retalhos de tecido (meias e camisetas que possam ser cortadas).

Agulha e linha.