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04 de abril de 2019
Seminário desta 5af dia 04/04, das 19h às 21h: A metodologia do Estudo de Caso da Escola (parte I)

Seminário com Maria Eugênia Pesaro (Psicanalista, membro da equipe do Lugar de Vida, Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP) e equipe do Colégio Gracinha.

A Metodologia ECE

A partir da experiência do Lugar de Vida, criou-se a Metodologia de Estudo de Caso da Escola (ECE), que visa à sistematização das diferentes ações que auxiliam a construção de práticas inclusivas nas escolas. 

A metodologia ECE propõe a articulação de quatro tempos:


  1. No primeiro tempo, discutem-se princípios gerais para a inclusão de crianças com TEA (tempo de apresentação de um saber constituído).

  2. No segundo tempo, procede-se à leitura do caso de cada criança cuja inclusão preocupa a escola. Essa leitura se faz com base no texto Quatro eixos da constituição subjetiva, escrito pela equipe do LV. (tempo da criança-sujeito).

  3. No terceiro tempo, constroem-se junto com os educadores as estratégias de aprendizagem para cada criança estudada, apontando o próprio saber já existente do educador nesse campo. Localizam-se e sistematizam-se situações em que os educadores relatam  estratégias que já adotaram, assim como se reconhecem as estratégias, ainda que inusitadas, que o próprio aluno encontrou como saída para seus impasses subjetivos e cognitivos  (tempo da ação ou da inclusão da prática de uma escola protagonista).

  4. No quarto tempo, busca-se extrair o(s) princípio(s) que poderão vir a orientar as práticas inclusivas da escola, em articulação com aqueles já construídos pelo LV bem como a partir das discussões de caso realizadas (tempo da construção de uma prática inclusiva própria a cada escola).