Eventos LV

De 26 a 27 de julho de 2019
Mini-cursos IRDI (Indicadores de Risco do Desenvolvimento Infantil) - 26 e 27/07/2019

Mini curso 1 – Metodologia IRDI: um roteiro de leitura e acompanhamento psicanalítico de bebês (módulo introdutório) – Dia 26/07/2019 

A proposta do mini curso é apresentar os fundamentos teóricos dos Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI) e clarear como ele pode ser um instrumento auxiliar na leitura da constituição psíquica da criança e, ao mesmo tempo, orientar as propostas de intervenção e de acompanhamento de bebês nos serviços de saúde e demais instituições de acolhimento e cuidados com a primeira infância.

 Conteúdo:


  • Pesquisa IRDI, o roteiro IRDI, resultados da Pesquisa, Fundamentos para o uso do IRDI em instituições de saúde – 2hs (das 9h às 11h)  

  • Fundamentação teórica dos eixos: suposição do sujeito, estabelecimento da demanda, alternância presença-ausência e instalação da função paterna, com filmagem dos indicadores IRDI em consultas pediátricas – 4hs (das 11h15 às 13h15 e das 14h30 às 16h30)  

  • Fundamentos para o uso do IRDI em instituições de educação – 2h (das 16h45 as 18h30)  


Carga horária: 8 horas

Data e horário: sexta-feiradia 26 de julho de 2019, das 09h00 às 18h30.

Valor do mini-curso 1 (módulo introdutório): R$ 300,00 (profissionais graduados) e R$ 250,00 (estudantes e profissionais da rede pública de saúde ou educação).

Público-alvo: o curso destina-se, prioritariamente, aos psicólogos que trabalham com a primeira infância.

Para realizar a inscrição: efetuar o pagamento no Banco Santander, agência 4626 , conta corrente 13004090-3, CNPJ 04479058/0001-10 e enviar comprovante de depósito para: lugardevida@lugardevida.com.br

  

Mini curso 2 – Metodologia IRDI: uma estratégia de intervenção precoce nos problemas de desenvolvimento na primeira infância (módulo de aprofundamento) – sábado, dia 27/07/2019 - Das 9h às 19h00

A proposta do mini curso de aprofundamento é, à luz dos eixos teóricos do IRDI, apresentar os diversos sinais que apontam entraves ou inibições na constituição psíquica no tempo da primeira infância e, cujo reconhecimento, atrelado à uma intervenção orientada pela psicanálise, visa a sustentação das operações constituintes do psiquismo e o tratamento do sofrimento psíquico que deles advém.

Conteúdo:


  • Leitura dos problemas psíquicos na primeira infância à luz dos eixos IRDI (modos de retraimento relacional, depressão no bebê, sinais de sofrimento psíquico) 2hs (das 9h às 11h)

  • Apresentação de uma estratégia de trabalho com pais em instituições de saúde e de educação infantil orientada pelos eixos IRDI - 2hs (das 11h15 às 13h15)

  • Nascimento da Linguagem - 2hs (14h30 às 16h30)

  • Apresentação e discussão de casos acompanhados pelo IRDI – 2hs (16h45 às 19h00)


Carga horária: 8 horas

Data e horário: sábadodia 27 de julho de 2019, das 9h00 às 18h00.

Valor do mini-curso 2 (módulo de aprofundamento): R$ 300,00 (profissionais graduados) e R$ 150,00 (estudantes e profissionais da rede pública de saúde ou educação).

Público-alvo: o curso destina-se, prioritariamente, aos psicólogos que trabalham com a primeira infância.

Para realizar a inscrição: efetuar o pagamento no Banco Santander, agência 4626 , conta corrente 13004090-3, CNPJ 04479058/0001-10 e enviar comprovante de depósito para: lugardevida@lugardevida.com.br

 

Docentes dos mini-cursos 1 e 2:

Cristina Keiko Inafuku de Merletti (Psicóloga, Psicanalista, Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo IPUSP, membro do grupo de pesquisa Metodologia IRDI nas creches, membro da equipe clínica do Lugar de Vida, Docente Titular do Mestrado em Psicossomática e Desenvolvimento da Universidade Ibirapuera).

Leda M. F. Bernardino (Psicanalista, membro da Associação Psicanalítica de Curitiba, Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo IPUSP, Pós-Doutora em Tratamento e Prevenção Psicológica pela Université Paris VII, membro do Grupo Nacional da Pesquisa Multicêntrica IRDI, membro do grupo de pesquisa Metodologia IRDI nas creches, membro do grupo de pesquisa APEGI). 

Maria Cristina Machado Kupfer (Psicanalista, Professora Sênior do Instituto de Psicologia da USP, Sócia fundadora do Lugar de Vida, coordenadora nacional da Pesquisa Multicêntrica IRDI, da pesquisa Metodologia IRDI nas creches e da pesquisa Validação do instrumento APEGI).

Maria Eugênia Pesaro (Psicanalista, Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo IPUSP, membro do Grupo Nacional da Pesquisa Multicêntrica IRDI, membro do grupo de pesquisa Metodologia IRDI nas creches, membro do grupo de pesquisa APEGI, membro da equipe clínica do Lugar de Vida).

Paulina Schmidtbauer Rocha (Psicanalista, membro do Grupo Nacional da Pesquisa Multicêntrica IRDI, Sócia fundadora do Centro de Pesquisa em Psicanálise e Linguagem de Recife – CPPL, membro do Departamento de Psicanálise do Sedes Sapientiae).

Rosa M. M. Mariotto (Psicanalista, membro da Associação Psicanalítica de Curitiba, Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo IPUSP, membro do grupo da Pesquisa Multicêntrica IRDI, membro do grupo de pesquisa Metodologia IRDI nas creches).