Skip to main content
Pais em ação

A importância da família para a subjetivação das crianças

By 20 de agosto de 2021fevereiro 2nd, 2022No Comments

A participação dos pais é extremamente importante para a subjetivação e para a sustentação do projeto terapêutico-educacional das crianças. Por esta razão, o Lugar de Vida – Centro de Educação Terapêutica, conta com espaços e dispositivos para escutá-los e acolhê-los em diferentes perspectivas, em sua nova sede em São Paulo.

Cada criança e sua família conta com um profissional da equipe, chamado de profissional referência, que é o elo entre as questões e demandas da criança e sua família e a construção de um projeto clínico particularizado na instituição. O profissional referência realiza encontros sistemáticos de escuta dos pais, bem como ajuda-os nos contatos, indicações e interlocuções com outros profissionais que atendem ou poderão atender a criança (professores, médicos ou fonoaudiólogos, por exemplo).

Além do profissional referência, há o Grupo de Pais, coordenado por um profissional do Lugar de Vida, que configura um espaço de encontro que facilita as trocas entre os profissionais e os próprios pais entre si. Neste encontro, os pais podem compartilhar suas dúvidas, obter alguns esclarecimentos, trocar informações e construir novas perspectivas a respeito das dificuldades enfrentadas, dos diagnósticos clínicos, das propostas de atendimento e de escolarização de seus filhos.

Os eventos temáticos ou comemorativos também são ocasiões importantes para o encontro informal e social entre pais, profissionais da equipe, estagiários e convidados externos à instituição. Eles podem ocorrer por meio de palestras com temáticas diversificadas, exibição de filmes e outras atividades culturais. As festas comemorativas de aniversários das crianças, Páscoa, festa junina, Natal, entre outras, também configuram momentos de compartilhamento social, sustentando a importância das famílias na construção de uma rede linguagem e de cuidados para as crianças atendidas.

Os pais podem agendar uma primeira consulta com profissional da equipe ligando para 11 3097 9365 ou pelo WhatsApp 11 94360 9689

Leave a Reply