Skip to main content
Clínica

Gostosuras e travessuras

By 1 de outubro de 2021fevereiro 2nd, 2022No Comments

Na semana do Halloween, o Lugar de Vida – Centro De Educação Terapêutica em São Paulo recebeu visitas terrivelmente charmosas!! Brincar com o temor também faz parte da infância. As brincadeiras aconteceram na Clínica Lugar de Vida, onde as atividades presenciais foram retomadas e são essenciais para colocar em prática os princípios da Educação Terapêutica: “Educar Tratando e Tratar Educando”. Pilar central da atuação do Lugar de Vida, o lema Educar Tratando e Tratar Educando é baseado em um trabalho pioneiro de constante articulação entre os princípios da psicanálise e da educação.

O retorno dos atendimentos presenciais na Clínica, assim como o apoio ao retorno escolar e à socialização das crianças, tem sido fundamental para a promoção da saúde mental. Voltar às aulas presenciais e à rotina escolar não está sendo fácil para muitas crianças, várias delas sofrendo os efeitos do embotamento domiciliar e do uso excessivo das distrações eletrônicas. As crianças com entraves estruturais em sua constituição psíquica tiveram esses efeitos agravados pela própria dificuldade no estabelecimento de laços sociais. Diante deste cenário, a Clínica Lugar de Vida ampliou, no segundo semestre de 2021, suas intervenções presenciais em dispositivos de grupos de escrita, duplas terapêuticas de crianças, oficinas de atividades temáticas, apoio e acompanhamento escolar.

As atividades dos Grupos Heterogêneos de Educação Terapêutica, trabalho pioneiro e diferenciado do Lugar de Vida, estão na essência do atendimento clínico.  A Clínica do Lugar de Vida abarca os diferentes tipos de sofrimento psíquico na infância, distintas famílias e diversas escolas. Crianças e adolescentes que enfrentam problemas no seu desenvolvimento e em sua estruturação psíquica são beneficiados pelos encontros com os pares nos grupos e nas oficinas, levando em conta que crianças precisam de outras crianças para o seu desenvolvimento integral e para a sua saúde psíquica. Além disso, o funcionamento da clínica – com os horários, a alternância das atividades, as intervenções dos adultos e terapeutas – é pensado para auxiliar no tratamento das crianças. Tudo acontece no novo espaço do Lugar de Vida, mais amplo, com salas espaçosas e arejadas, com todos os protocolos necessários à prevenção da covid-19.

Venha conhecer a nossa equipe e o nosso espaço! Agende uma visita!! Será um prazer mostrar a você como realizamos o nosso trabalho. Escreva para o e-mail:

lugardevida@lugardevida.com.br

Leave a Reply