Skip to main content
Eventos

Heterogeneidade nos grupos escolares: efeitos de inclusão e exclusão

By 19 de outubro de 2021fevereiro 2nd, 2022No Comments

Maria Cristina Machado Kupfer, profissional psicanalista e sócia-fundadora do Lugar de Vida – Centro de Educação Terapêutica, e Caio Costa conduziram, em agosto, o seminário Heterogeneidade nos grupos escolares: efeitos de inclusão e exclusão. Entre os pontos destacados, o fato de heterogeneidade não ser sinônimo de diversidade, pois o termo diversidade tende a esvaziar a tensão estrutural dos grupos humanos frente ao diferente. Outra importante questão levantada foi a diferença entre as identificações e a busca de uma identidade. Esta última busca uma consistência imaginária, uma unificação, e tende a excluir o que é considerado diferente do traço de identidade de um grupo. A exclusão é estrutural nos processos grupais, na tentativa de homogeneizar e não lidar com a diferença, por isso as tensões estarão sempre presentes nos contextos sociais, como nas escolas. Portanto, avanços e retrocessos farão parte dos desafios às ações inclusivas.

Leave a Reply