Skip to main content
Cursos

Venha aprofundar o seu conhecimento nos Grupos de Estudo do Lugar de Vida

By 10 de fevereiro de 2022No Comments

O Lugar de Vida – Centro de Educação Terapêutica já definiu os temas e a programação dos Grupos de Estudo para o primeiro semestre de 2022. Serão três grupos, com a proposta de analisar e debater temas diferentes, a partir da leitura e análise de textos selecionados. 

Os Grupos de Estudo contam com a coordenação de profissionais da equipe do Lugar de Vida, instituição de referência no tratamento e acompanhamento escolar de crianças e jovens com diferentes tipos de problemas psíquicos, que firmou-se como centro de desenvolvimento de práticas clínicas, de pesquisas acadêmicas e de formação de profissionais, pesquisadores e estudantes das áreas da saúde mental e da educação.

Confira os grupos de estudos previstos e venha aprofundar o seu conhecimento! Faça a sua inscrição pelo e-mail lugardevida@lugardevida.com.br 

Grupo de Estudo 1: A clínica psicanalítica, a escola e os lugares sociais do adolescente – reflexões a partir de textos selecionados

Proposta: Discutiremos, a partir de textos selecionados, questões da clínica com adolescentes nestes tempos pandêmicos: corpo não presente na escola; infantilização; escolha profissional, inibição; sexualidade; início do tratamento e saídas da adolescência.

Coordenação: Leda Mariza Fischer Bernardino

Dia: às quartas-feiras, quinzenalmente, das 11h às 12h30, online (plataforma zoom)

Datas: 2 e 16 de fevereiro; 9 e 23 de março; 6 e 20 de abril; 4 e 18 de maio; 1, 15 e 29 de junho.

Início: 02 de fevereiro de 2022.

Grupo de Estudo 2: A clínica psicanalítica com crianças: suas especificidades, seus impasses, sua riqueza e sua relação com a formação do analista.

Proposta: Tendo em vista a noção lacaniana de sujeito em constituição, propõe-se uma reflexão, a partir de textos diversos, sobre algumas questões específicas da clínica psicanalítica com crianças, tais como: atendimentos online, a criança e seu semelhante, o sofrimento dos pais diante do autismo do filho, abuso sexual, efeitos das telas sobre o psiquismo infantil, a criança e o gênero, e fim de análise com crianças.

Coordenação: Leda Mariza Fischer Bernardino

Dia: às quartas-feiras, quinzenalmente, das 11h às 12h30, online (plataforma zoom)

Datas: 9 e 23 de fevereiro. 16 e 30 de março; 13 e 27 de abril; 11 e 25 de maio; 8 e 22 de junho.

Início: 9 de fevereiro de 2022.

Grupo de Estudo 3: Grafismo, letramento, escrita e alfabetização: modos de aprendizagem e de linguagens das crianças com entraves psíquicos.

Proposta: Pretende-se estudar percursos e modos de aprendizagem que as crianças com entraves psíquicos (crianças com traços autísticos ou psicóticos) encontram para adentrar, a seu modo, a linguagem e a escrita. Para isso, em cada encontro haverá um artigo de base para leitura, abordando as temáticas: articulação escrita e sujeito; as crianças com entraves psíquicos e seus modos de aquisição da linguagem e da escrita; o papel da escrita na escolarização de alunos em situação de inclusão; exemplos de escritas de autistas, de psicóticos e de sujeitos com algum tipo de deficiência. Neste semestre, focaremos os aspectos da escrita copista, por imagens, escrita terapêutica de autistas e a proposta da aprendizagem terapêutica. Espera-se também a apresentação de práticas clínicas, de materiais educacionais, produções gráficas de alunos e estratégias escolares desenvolvidas pelos participantes. 

Coordenação: Maria da Paz Castro (Gunga) e Maria Eugênia Pesaro

Dia: às quartas feiras, quinzenalmente, das 19h às 20h30, online (plataforma zoom)

Datas: 16 e 30 de março; 13 e 27 de abril; 11 e 25 de maio; 8 e 22 de junho.

Início: 16 de março de 2022.

Valor por encontro: R$ 170,00 

Dados bancários para depósito:

Banco Santander

Agência 0702

C/C 13003299-8

CNPJ: 39485929/0001-93

Solicita-se o envio do comprovante para email lugardevida@lugardevida.com.br

Leave a Reply