O Lugar de Vida – Centro de Educação Terapêutica já definiu os temas e a programação dos Grupos de Estudo para o primeiro semestre de 2022. Serão três grupos, com a proposta de analisar e debater temas diferentes, a partir da leitura e análise de textos selecionados.
Os Grupos de Estudo contam com a coordenação de profissionais da equipe do Lugar de Vida, instituição de referência no tratamento e acompanhamento escolar de crianças e jovens com diferentes tipos de problemas psíquicos, que firmou-se como centro de desenvolvimento de práticas clínicas, de pesquisas acadêmicas e de formação de profissionais, pesquisadores e estudantes das áreas da saúde mental e da educação.
Confira os grupos de estudos previstos e venha aprofundar o seu conhecimento! Faça a sua inscrição pelo e-mail lugardevida@lugardevida.com.br
Grupo de Estudo 1: A clínica psicanalítica, a escola e os lugares sociais do adolescente – reflexões a partir de textos selecionados
Proposta: Discutiremos, a partir de textos selecionados, questões da clínica com adolescentes nestes tempos pandêmicos: corpo não presente na escola; infantilização; escolha profissional, inibição; sexualidade; início do tratamento e saídas da adolescência.
Coordenação: Leda Mariza Fischer Bernardino
Dia: às quartas-feiras, quinzenalmente, das 11h às 12h30, online (plataforma zoom)
Datas: 2 e 16 de fevereiro; 9 e 23 de março; 6 e 20 de abril; 4 e 18 de maio; 1, 15 e 29 de junho.
Início: 02 de fevereiro de 2022.
Grupo de Estudo 2: A clínica psicanalítica com crianças: suas especificidades, seus impasses, sua riqueza e sua relação com a formação do analista.
Proposta: Tendo em vista a noção lacaniana de sujeito em constituição, propõe-se uma reflexão, a partir de textos diversos, sobre algumas questões específicas da clínica psicanalítica com crianças, tais como: atendimentos online, a criança e seu semelhante, o sofrimento dos pais diante do autismo do filho, abuso sexual, efeitos das telas sobre o psiquismo infantil, a criança e o gênero, e fim de análise com crianças.
Coordenação: Leda Mariza Fischer Bernardino
Dia: às quartas-feiras, quinzenalmente, das 11h às 12h30, online (plataforma zoom)
Datas: 9 e 23 de fevereiro. 16 e 30 de março; 13 e 27 de abril; 11 e 25 de maio; 8 e 22 de junho.
Início: 9 de fevereiro de 2022.
Grupo de Estudo 3: Grafismo, letramento, escrita e alfabetização: modos de aprendizagem e de linguagens das crianças com entraves psíquicos.
Proposta: Pretende-se estudar percursos e modos de aprendizagem que as crianças com entraves psíquicos (crianças com traços autísticos ou psicóticos) encontram para adentrar, a seu modo, a linguagem e a escrita. Para isso, em cada encontro haverá um artigo de base para leitura, abordando as temáticas: articulação escrita e sujeito; as crianças com entraves psíquicos e seus modos de aquisição da linguagem e da escrita; o papel da escrita na escolarização de alunos em situação de inclusão; exemplos de escritas de autistas, de psicóticos e de sujeitos com algum tipo de deficiência. Neste semestre, focaremos os aspectos da escrita copista, por imagens, escrita terapêutica de autistas e a proposta da aprendizagem terapêutica. Espera-se também a apresentação de práticas clínicas, de materiais educacionais, produções gráficas de alunos e estratégias escolares desenvolvidas pelos participantes.
Coordenação: Maria da Paz Castro (Gunga) e Maria Eugênia Pesaro
Dia: às quartas feiras, quinzenalmente, das 19h às 20h30, online (plataforma zoom)
Datas: 16 e 30 de março; 13 e 27 de abril; 11 e 25 de maio; 8 e 22 de junho.
Início: 16 de março de 2022.
Valor por encontro: R$ 170,00
Dados bancários para depósito:
Banco Santander
Agência 0702
C/C 13003299-8
CNPJ: 39485929/0001-93
Solicita-se o envio do comprovante para email lugardevida@lugardevida.com.br