O Grupo de Estudo Grafismo, Letramento, Escrita e Alfabetização: modos de aprendizagem e de linguagens das crianças com entraves psíquicos, do Lugar de Vida – Centro de Educação Terapêutica, está com as inscrições abertas até o dia 15 de março. A proposta deste grupo é estudar percursos e modos de aprendizagem que as crianças com entraves psíquicos (crianças com traços autísticos ou psicóticos) encontram para adentrar, a seu modo, a linguagem e a escrita.
Em cada encontro do Grupo de Estudo haverá um artigo de base para leitura, abordando as temáticas: articulação escrita e sujeito; as crianças com entraves psíquicos e seus modos de aquisição da linguagem e da escrita; o papel da escrita na escolarização de alunos em situação de inclusão; exemplos de escritas de autistas, de psicóticos e de sujeitos com algum tipo de deficiência.
Neste semestre de 2022, o foco estará nos aspectos da escrita copista, por imagens, escrita terapêutica de autistas e a proposta da aprendizagem terapêutica. Espera-se também a apresentação de práticas clínicas, de materiais educacionais, produções gráficas de alunos e estratégias escolares desenvolvidas pelos participantes.
Os Grupos de Estudo contam com a coordenação de profissionais da equipe do Lugar de Vida, instituição de referência no tratamento e acompanhamento escolar de crianças e jovens com diferentes tipos de problemas psíquicos, que firmou-se como centro de desenvolvimento de práticas clínicas, de pesquisas acadêmicas e de formação de profissionais, pesquisadores e estudantes das áreas da saúde mental e da educação.
Mais informações
Coordenação: Maria da Paz Castro (Gunga) e Maria Eugênia Pesaro
Dia: às quartas feiras, quinzenalmente, das 19h às 20h30, online (plataforma zoom)
Datas: 16 e 30 de março; 13 e 27 de abril; 11 e 25 de maio; 8 e 22 de junho.
Início: 16 de março de 2022.
Valor por encontro: R$ 170,00
Dados bancários para depósito:
Banco Santander
Agência 0702
C/C 13003299-8
CNPJ: 39485929/0001-93
Solicita-se o envio do comprovante para email lugardevida@lugardevida.