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Artigos e livros

Editora Escuta e Lugar de Vida – Centro de Educação Terapêutica convidam para o lançamento do livro APEGI

By 5 de abril de 2022No Comments

A Editora Escuta e o Lugar de Vida – Centro de Educação Terapêutica convidam para o coquetel de lançamento do livro APEGI – Acompanhamento Psicanalítico de crianças em escolas, grupos e instituições: um instrumento para o trabalho com a criança-sujeito. A obra, organizada pelas psicanalistas Maria Cristina Kupfer e Leda Fischer Bernardino, será lançada no sábado, dia 9 de abril, entre 11h e 14h, na Rua Antônio de Gouvêia Giudice, 690, Alto de Pinheiros (São Paulo), onde fica a sede do Lugar de Vida.

O livro surge na esteira de uma trajetória de pesquisa que se iniciou no final do século XX, a partir da Pesquisa Multicêntrica de Indicadores Clínicos para o Desenvolvimento Infantil, seguida da Pesquisa IRDI nas Creches e da pesquisa Metodologia IRDI nas creches, todas com fundamento teórico na psicanálise. 

O APEGI é assim herdeiro dos instrumentos elaborados em pesquisas anteriores, principalmente da Avaliação Psicanalítica aos 3 Anos (AP3). Esta, revista e atualizada após sucessivas pesquisas de campo e discussões teóricas do grupo de pesquisadores, deu origem à ideia de validação de um instrumento ainda inédito no Brasil: um roteiro de acompanhamento não apenas do desenvolvimento da criança a partir dos 4 anos, mas principalmente, da construção de seu psiquismo, o que é chamado  em psicanálise de constituição do sujeito.

O leitor encontrará no livro todo o material necessário para o conhecimento e aplicação do APEGI: um manual que contextualiza a construção do instrumento, apresenta seus eixos teóricos, o roteiro para as entrevistas com instruções de aplicação, a tabela dos indicadores e o desfecho clínico. O APEGI é um instrumento que busca situar o movimento da constituição do sujeito na criança, acompanhando o seu desenrolar, com o objetivo de fazer uma leitura, a partir dos diferentes fenômenos que são observados pelo psicanalista, do processo de constituição subjetiva articulado ao desenvolvimento da criança. 

O leitor encontrará também um capítulo que explicita a pesquisa de validação, seus resultados e conclusões, bem como cinco capítulos que exploram os cinco eixos que fundamentam o instrumento. Além disso, há uma produção decorrente da realização da pesquisa em seus diferentes momentos, das discussões que se fizeram em grupo, que testemunham a riqueza do trabalho de pesquisa em psicanálise.

Diante de algo tão inapreensível quanto o sujeito do inconsciente, do impossível que é resumir singularidades em hipóteses clínicas, as autoras esperam que o livro contribua para a prática dos profissionais que trabalham com crianças a partir da abordagem psicanalítica.

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