Skip to main content
-Pontes com as escolas

Lugar de Vida promove ciclo de seminários abertos voltados à inclusão escolar de crianças com entraves psíquicos

By 28 de abril de 2022agosto 4th, 20222 Comments

 

O Lugar de Vida – Centro de Educação Terapêutica realizará um ciclo de seis seminários online abertos ao público que abordam eixos fundamentais para a sustentação da inclusão escolar de crianças com entraves psíquicos. A iniciativa faz parte do Projeto Escolas Protagonistas 2022, do Lugar de Vida, que congrega um grupo de escolas para o desenvolvimento, ao longo do ano, de uma série de atividades teóricas e práticas voltadas à construção de uma metodologia coletiva baseada na troca entre escolas e profissionais, visando uma escola para todos. 

O Projeto Escolas Protagonistas reúne escolas, por meio de seus educadores, professores, orientadores, psicólogos e demais profissionais, para discutir grandes linhas de ação para escolas inclusivas, partindo de princípios éticos e teóricos da psicanálise, como a noção do aluno-sujeito, e propondo a ampliação do conceito de educação para auxiliar o aprendizado de crianças com entraves estruturais em sua constituição psíquica.

Os seis seminários teóricos serão abertos ao público e ocorrerão uma vez por mês, abordando eixos fundamentais para a sustentação da inclusão escolar de crianças com entraves psíquicos. A equipe do Lugar de Vida convida a educadores e psicólogos a participar, com o objetivo de contribuir para que essas crianças possam usufruir melhor da vida escolar, ampliando as possibilidades de estar com os outros e de aprender no grupo-classe. Faça a sua inscrição pelo e-mail lugardevida@lugardevida.com.br e agregue ao seu trabalho evidências de conhecimento e de práticas consistentes que atestam os benefícios da inclusão!

Veja a seguir quando serão realizados os seminários e programe a sua inscrição! 

Seminário do dia 12 de maio – “Adolescentes com entraves psíquicos na escola” Com Leda M. F.  Bernardino (Psicanalista, membro da Associação Psicanalítica de Curitiba, Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo IPUSP, Pós-Doutora em Tratamento e Prevenção Psicológica pela Université Paris VII).

Seminário do dia 9 de junho – Fundamentos para um trabalho de alfabetização e escrita com a criança com entraves psíquicos” 

Com Mariana Trenche de Oliveira (Fonoaudióloga com especialização em Linguagem pela PUC-SP. Mestre e doutoranda pelo LAEL PUC-SP. Sócia do Lugar de Vida).

Seminário do dia 11 de agosto – Uma nova classificação do autismo segundo Maleval: consequências para o trabalho escolar 

Com Maria Cristina Machado Kupfer (Psicanalista. Professora Sênior do Instituto de Psicologia da USP. Sócia-fundadora do Lugar de Vida).

Seminário do dia 15 de setembro – “Práticas inclusivas e Aprendizagem Terapêutica” 

Com Maria da Paz Castro (Gunga) (Professora e educadora. Formada pelo Instituto Singularidades. Assessora e Formadora de professores em Práticas Inclusivas. Parceira do Lugar de Vida).

Seminário do dia 6 de outubro – O trabalho com os acompanhantes, escolas e equipes de apoio” 

Com Juliana Davini (Psicologa Escolar e psicanalista. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo).

Seminário do dia 3 de novembro – “Fundamentos para o trabalho com pais e equipes de tratamento” 

Com Cristina Keiko Inafuku de Merletti (Psicóloga e psicanalista. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Especialista em Tratamento e Escolarização de Crianças com TGD pelo PSA/IPUSP. Sócia do Lugar de Vida).

Informações 

Os seminários ocorrerão online por meio da plataforma Zoom. O link de acesso será enviado no dia para todos os inscritos.

Horário: das 19h às 21h

Valor de cada seminário: R$ 50,00 (estudantes de graduação e professores da rede pública de ensino); R$ 70,00 (demais profissionais)

Dados bancários para depósito:

Banco Santander (033); Agência 0702; C/C 13003299-8; CNPJ: 39485929/0001-93 (chave pix).

Solicita-se o envio do comprovante para e-mail lugardevida@lugardevida.com.br

Visite o nosso site: www.wordpress-1176624-4130139.cloudwaysapps.com 

2 Comments

Leave a Reply