A tarefa de diagnosticar e produzir transformações substanciais na fala e na condição de falante de uma criança depende de que a escuta do clínico seja orientada por uma teoria de linguagem. No entanto, para que se possa ultrapassar a abordagem da fala pela mera descrição do que falha nos estratos da linguagem, torna-se fundamental que o diálogo do clínico aconteça a partir de uma teoria de linguagem que contemple o sintoma como uma possibilidade do funcionamento linguístico e não apenas como um desvio do que se considera o padrão cronologicamente esperado para sua aquisição. Esse grupo de estudos pretende discutir teoricamente os conceitos de “fala”, “língua”, “linguagem” e “discurso” conforme formulados na Linguística, de modo a auxiliar o clínico de linguagem a constituir um corpo teórico que norteie sua escuta para a fala sintomática.
Coordenação: Mariana Trenche de Oliveira
Encontros quinzenais de 2as. Feiras, das 09:00 às 10:30
Datas: 09/09, 23/09, 07/10, 21/10, 04/11, 18/11, 02/12, 16/12
On-line, via zoom
Valor por encontro: 180,00 por pessoa
Público-alvo: fonoaudiólogos