O curso de férias Autismo na infância: atendimento interdisciplinar, grupos terapêuticos e aprendizagem apresenta o fundamento teórico-clínico da Educação Terapêutica, um conjunto de práticas institucionais interdisciplinares de tratamento e de escolarização desenvolvido de forma pioneira pelo Lugar de Vida e destinado a crianças com transtornos de desenvolvimento, de aprendizagem e do quadro denominado Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Educação Terapêutica, conceito criado pela instituição que se baseia na articulação entre os princípios da psicanálise e da educação, tendo como visão o “educar tratando e o tratar educando”.

O programa do curso é desenvolvido de forma dinâmica, com base em aulas teóricas e seminários clínicos que apresentam práticas interdisciplinares, sobretudo no dispositivo de grupos terapêuticos heterogêneos de crianças com diversas idades e sintomatologias. As aulas teóricas introdutórias são gravadas e os seminários clínicos são híbridos, acompanhados simultaneamente no formato presencial e remoto. Os seminários clínicos serão interativos, permitindo a participação direta dos inscritos, com comentários, dúvidas e discussões.  Há apresentação de casos e de cenas de intervenções filmadas autorizadas para fins de estudo. Os seminários clínicos trazem uma riqueza de práticas muito intensa, uma vez que tomam por base as atividades desenvolvidas na Clínica Lugar de Vida.

Conteúdo programático:

  • Fundamentos teóricos da Educação Terapêutica
  • Os dispositivos institucionais atuais de Educação Terapêutica
  • Fundamentos dos Grupos Terapêuticos Heterogêneos e a Função do Semelhante
  • A função dos coordenadores e a direção do tratamento em grupos terapêuticos
  • O trabalho com pais na Educação Terapêutica
  • Grupo terapêutico na primeira infância: a função do brincar compartilhado
  • Grupo terapêutico heterogêneo de linguagem: uma proposta alternativa para a fonoaudiologia
  • Grupo de escrita: intervenções interdisciplinares entre psicanálise e aprendizagem
  • Grupo de pais-bebês no Centro de Educação Infantil como estratégia de promoção da saúde mental na primeira infância
  • Aprendizagem Terapêutica e seus efeitos para alunos com TEA na escola
  • Reunião aberta de professores e Projeto Escolas Protagonistas como dispositivos para a construção de práticas inclusivas

Público-alvo: Estudantes e profissionais da área da saúde (psicólogos, psicanalistas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicomotricistas, acompanhantes terapêuticos), da educação (diretores, coordenadores, orientadores, psicopedagogos, acompanhantes escolares) e da assistência social com interesse em ampliar suas perspectivas interventivas em consultórios, clínicas, instituições e em equipamentos de saúde ou de educação.

Docentes: Profissionais da equipe clínica do Lugar de Vida e professores convidados.

Carga horária: 18 horas

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