Construído com base na teoria psicanalítica, o APEGI – Acompanhamento Psicanalítico de Crianças em Escolas, Grupos e Instituições – é um instrumento que busca situar o movimento da constituição do sujeito na criança a partir de 4 anos, acompanhando o seu desenrolar. O objetivo não é o de proceder a uma avaliação diagnóstica da criança, e sim fazer uma leitura, a partir da transferência, da escuta da criança e dos pais e dos diferentes fenômenos que são observados pelo psicanalista, do processo de constituição subjetiva, articulado ao desenvolvimento da criança.

O curso dá aos profissionais da área clínica que são atravessados em sua prática pela psicanálise, referências teóricas e práticas que permitem a ele fazer uso do APEGI em instituições, em escolas ou em grupos terapêuticos de crianças. Os participantes recebem um certificado oferecido pelos pesquisadores do instrumento.

Conteúdo

  • A pesquisa de validação do instrumento APEGI
  • Fundamentação teórica dos 5 eixos do instrumento APEGI
  • Eixo 1: Presença/Reconhecimento de Sujeito
  • Eixo 2: Função do Semelhante
  • Eixo 3: Corpo e Imagem corporal
  • Eixo 4: Brincar e estatuto da fantasia
  • Eixo 5: Função paterna
  • Composição do instrumento APEGI: os roteiros para as entrevistas, os indicadores clínicos de acompanhamento, os sintomas e os desfechos clínicos
  • Exercícios de uso do instrumento APEGI por meio de cenas filmadas
  • Exercícios do uso do instrumento APEGI por meio de análises clínicas de crianças
  • Orientações para o uso do instrumento APEGI

Metodologia

O curso é composto por aulas interativas com aprofundamento teórico, material para treinamento prático com cenas filmadas, estudos de casos acompanhados com APEGI, estudos de APEGI realizados na pesquisa, disponibilização do material teórico e outros materiais de apoio para o uso do APEGI.

O curso é organizado em dois momentos (dois módulos): No módulo I são apresentados os fundamentos teóricos, o instrumento, seus indicadores e é apresentado um caso clínico por meio do APEGI. No módulo II, que ocorre após 4 meses, são realizados dois exercícios práticos: o primeiro é o preenchimento do APEGI por meio de cenas filmadas e o segundo é discussão clínica da utilização do APEGI pelos participantes em seus pacientes ou alunos durante os meses entre o módulo I e o II.

Coordenação

Maria Cristina Machado Kupfer

Docentes

Profissionais da equipe clínica do Lugar de Vida e professores do grupo de pesquisa APEGI (Cristina Keiko Inafuku de Merletti, Fabiana Pelicciari, Leda Mariza Fischer Bernardino, Mara Fadel, Maria Cristina Machado Kupfer, Maria Eugênia Pesaro, Mariana Trenche de Oliveira, Rosa M. M. Mariotto).

Público-Alvo

Profissionais de saúde que trabalham com crianças.

Pré-requisito

Ter feito o curso IRDI

Para mais informações e inscrições, faça contato!

Acompanhe o nosso blog para saber sobre novas turmas, datas, horários e demais informações.

Novidades Blog

Confira todos os cursos:

IRDI
APEGI
Educação Terapêutica - I
Educação Terapêutica - II
Seminários e minicursos pontuais