As atividades presenciais propiciadas pela Clínica Lugar de Vida são essenciais para colocar em prática os princípios da Educação Terapêutica: “Educar Tratando e Tratar Educando”. Pilar central da atuação do Lugar de Vida, o lema Educar Tratando e Tratar Educando é baseado em um trabalho pioneiro de constante articulação entre os princípios da psicanálise e da educação. Em sua trajetória de 30 anos, o Lugar de Vida constatou que as crianças podem ser tratadas em dispositivos grupais, usufruindo de atividades culturais, laços sociais e propostas educacionais enquanto, simultaneamente, é possível na instituição escolar obter efeitos terapêuticos ao educar as crianças antes excluídas de frequentá-la. A Educação Terapêutica inclui uma série de dispositivos, entre os quais a frequência à escola regular e a frequência a grupos terapêuticos heterogêneos.
Assim, a Clínica do Lugar de Vida tem nas escolas inclusivas uma parceria fundamental para o desenvolvimento integral das crianças. A inclusão escolar, em paralelo ao tratamento institucional e educacional, constitui-se como eixo de sustentação da Educação Terapêutica.
Na Clínica Lugar de Vida, o Educar Tratando e Tratar Educando acontece em uma série de atividades, em uma construção capaz de consolidar cada vez mais a articulação da psicanálise com a educação. Com base em perspectivas ampliadas, psicanálise e educação se entrelaçam no objetivo comum de propiciar um conjunto de procedimentos terapêutico-educacionais que visam ao restabelecimento ou à construção da estruturação psíquica de crianças que enfrentam dificuldades em seu processo de subjetivação, como as crianças consideradas dentro do espectro do autismo, respeitando sempre as particularidades de cada um.
As atividades dos Grupos de Educação Terapêutica, trabalho pioneiro e diferenciado do Lugar de Vida, estão na essência do atendimento clínico. A Clínica do Lugar de Vida abarca os diferentes tipos de sofrimento psíquico na infância, distintas famílias e diversas escolas. Crianças e adolescentes que enfrentam problemas no seu desenvolvimento e em sua estruturação psíquica são beneficiados pelos encontros com os pares nos grupos e nas oficinas, levando em conta que crianças precisam de outras crianças para o seu desenvolvimento integral e para a sua saúde psíquica. Além disso, o funcionamento da clínica – com os horários, a alternância das atividades, as intervenções dos adultos e terapeutas – é pensado para auxiliar no tratamento das crianças.
Realizado por meio de atendimentos psicanalíticos, educacionais e fonoaudiológicos individuais e em grupo, o tratamento acontece em oficinas de escrita, música, artes, jogos e brincadeiras, realizados nas amplas instalações do LV em São Paulo, em espaços abertos e salas arejadas. Excepcionalmente nos tempos de pandemia, alguns atendimentos e grupos terapêuticos são oferecidos remotamente, a partir de uma cuidadosa avaliação dos seus benefícios para cada criança e família.
Integram a equipe interdisciplinar profissionais psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos e oficineiros (das áreas de música e artes), em parceria com médicos pediatras, psiquiatras infantis e neuropediatras. O acompanhamento escolar é feito em conjunto com profissionais da educação, com a escola e com os professores. Há também espaços e dispositivos para escutar e acolher os pais em diferentes modalidades de trabalho.
Todo o projeto clínico e as suas intervenções são desenvolvidos pela equipe do Lugar de Vida não só de forma interdisciplinar, mas articulada ao acompanhamento singular de cada criança, considerando o conjunto do seu desenvolvimento, da sua subjetividade e da sua linguagem.