Um dos principais diferenciais do trabalho do Lugar de Vida está nos Grupos Heterogêneos de Educação Terapêutica, os GHETs, que funcionam partindo da constatação de que a diversidade e riqueza dos encontros entre as crianças promovem mudanças subjetivas e auxiliam o desenvolvimento pelas operações das identificações, das trocas subjetivas e do aprendizado mútuo. Além disso, os grupos auxiliam na interação social, na socialização, na aprendizagem das regras, no significado das atividades coletivas, enfim, do que chamamos de laço social ou de alteridade. Com base na experiência clínica acumulada em uma trajetória de 30 anos, o Lugar de Vida atesta que os efeitos subjetivos e de linguagem nos encontros entre os pares auxiliam o desenvolvimento e a inclusão de crianças e adolescentes nas escolas.

Os GHETs seguem as mesmas bases do tratamento psicanalítico individual, mas com o acréscimo de alguns princípios:

  • o encontro da criança com outras crianças pode “ensinar” mais do que muitas horas de contato com adultos;
  • o grupo pode oferecer uma heterogeneidade: ali estarão presentes crianças do espectro autista, mas também crianças com problemas de aprendizagem, com problemas de relacionamento, grandes e pequenas, que frequentam distintas escolas;
  • desse modo, oferecemos um grande campo de linguagem, cujo potencial terapêutico será explorado pelos profissionais ali presentes;
  • os grupos oferecem “focos” de trabalho, com projetos diversos de atividades, permitindo a cada criança regular sua aproximação dos outros e manifestar seu desejo e interesse pelas propostas oferecidas.

 

OS FOCOS

  • Jogos e brincadeiras

Atividades que envolvem o brincar e o fantasiar, por meio de brinquedos e brincadeiras que possam ser compartilhados, visto que muitas crianças apresentam como sintoma dificuldades de simbolização e de brincar prazerosamente com outras crianças. Jogos de regras também são propostos para crianças maiores, visando o enfrentamento de novos desafios, trocas colaborativas e a sustentação de acordos referenciados à vida coletiva.

  • Escrita

Oferecimento de atividades para o desenvolvimento do desenho, do grafismo e do traço, que são a base para a alfabetização e para aquisição de aprendizagens. Dentre essas atividades, destacam-se as pinturas, colagens, recortes, leitura e escrita espontânea. Com crianças já alfabetizadas, o objetivo é identificar as dificuldades de alfabetização demonstradas por cada criança, propor um trabalho de alfabetização levando-se em conta essas dificuldades e realizar um levantamento de elementos para discussão da flexibilização curricular a ser realizada tanto no grupo terapêutico como na escola que a criança frequenta.

  • Produções da Cultura

Propõe-se atividades que têm como eixo temático as diversas produções da cultura (festas folclóricas, datas comemorativas, etc.), bem como visitas a museus, bibliotecas e espaços públicos relacionados aos conteúdos trabalhados no grupo terapêutico. Tais atividades buscam auxiliar as crianças na circulação social, bem como em ações inclusivas em territórios destinados à cultura na infância.

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