Na grande maioria dos casos, as crianças com Entraves Estruturais na Constituição Psíquica precisam ir à escola regular.

Lugar de Vida entende que a escola é uma ferramenta terapêutica, e propõe que se extraia o máximo proveito do potencial terapêutico presente em todo e qualquer ato educativo voltado para a criança em sua singularidade. Neste sentido, a educação é o grande coadjuvante do tratamento psicanalítico, ou seja, é o psicanalista que irá pedir ajuda ao educador, e não o contrário, como acontece atualmente.

A escola oferece mais do que a chance de aprender. Como alternativa ao desregramento psíquico das crianças com TGD, a escola, entendida como discurso social, oferece à criança as leis que regem as relações entre os humanos. Além disso, é uma instituição poderosa quando lhe pedem que assine uma certidão de pertinência: quem está na escola pode receber o carimbo de “criança”.

Lugar de Vida oferece três modalidades de acompanhamento escolar:

  1. Acompanhamento à distância da criança na escola. Inicia-se no momento em que os pais a matriculam em uma escola por eles escolhida. O profissional do Lugar de Vida vai à escola, oferece um espaço de escuta e de interlocução com o professor e outros membros da equipe, mas não entra na classe nem intervém diretamente com a criança. É um trabalho de parceria entre a escola e a instituição de tratamento, com vistas ao planejamento das atividades de ensino e à construção de um projeto pedagógico que leve em conta a singularidade de cada criança.
  2. Acompanhamento de professores inclusivos por meio de reuniões mensais na sede do Lugar de Vida – Grupo Ponte. As reuniões são abertas e ocorrem sempre na terceira terça-feira de cada mês.
  3. Parceria orgânica com a escola. Nessa modalidade, o profissional vai regularmente à escola, permanece no pátio, entra na classe, acompanha os movimentos, trabalha com a criança e ao lado da professora quando necessário. Discute, no final do dia, com a professora e a orientadora, as intervenções realizadas e as cenas vividas em conjunto.