Considerando a importância da participação dos pais na posição subjetiva e no projeto terapêutico educativo das crianças, o Lugar de Vida criou espaços e dispositivos para escutá-los e acolhê-los em diferentes perspectivas.

1. Cada criança e sua família terá um profissional da equipe, chamado de profissional referência, que será o elo entre as questões e demandas da criança e sua família e a construção de um projeto clínico particularizado na instituição. O profissional referência realizará encontros sistemáticos de escuta dos pais, bem como poderá ajudá-los nos contatos, indicações e interlocuções com outros profissionais que atendem ou poderão atender a criança (professores, médicos, fonoaudiólogos, etc).

2. O Grupo de pais, coordenado por um profissional do Lugar de Vida, configura um espaço de encontro semanal que facilita a circulação discursiva sobre as crianças, os profissionais e os pais, no qual estes poderão compartilhar suas dúvidas, obter alguns esclarecimentos, trocar informações e construir novas perspectivas a respeito da problemática e das propostas de atendimentos de seus filhos.

3. Os Eventos temáticos e sociais são ocasiões importantes para o encontro informal entre os pais, os profissionais da equipe e os convidados externos à instituição. Eles podem ocorrer através de palestras com temáticas diversificadas, exibição de filmes e outras atividades culturais. As festas comemorativas de aniversários das crianças, Páscoa, festas juninas, Natal, entre outras, também configuram momentos de compartilhamento social entre as crianças, seus pais, os profissionais do Lugar de Vida e convidados.

Confira todos os tratamentos: