A participação dos pais é extremamente importante para a subjetivação e para a sustentação do projeto terapêutico-educacional das crianças. Por esta razão, o Lugar de Vida criou espaços e dispositivos para escutá-los e acolhê-los em diferentes perspectivas.

Veja a seguir quais são esses espaços e dispositivos.

  1. Cada criança e sua família conta com um profissional da equipe, chamado de profissional referência, que será o elo entre as questões e demandas da criança e sua família e a construção de um projeto clínico particularizado na instituição. O profissional referência realizará encontros sistemáticos de escuta dos pais, bem como poderá ajudá-los nos contatos, indicações e interlocuções com outros profissionais que atendem ou poderão atender a criança (professores, médicos ou fonoaudiólogos, por exemplo).
  2. Grupo de Pais, coordenado por um profissional do Lugar de Vida, configura um espaço de encontro que facilita as trocas entre os profissionais e os próprios pais entre si. Neste encontro, os pais poderão compartilhar suas dúvidas, obter alguns esclarecimentos, trocar informações e construir novas perspectivas a respeito das dificuldades enfrentadas, dos diagnósticos clínicos, das propostas de atendimento e de escolarização de seus filhos.
  3. Os Eventos temáticos ou comemorativos são ocasiões importantes para o encontro informal e social entre pais, profissionais da equipe, estagiários e convidados externos à instituição. Eles podem ocorrer por meio de palestras com temáticas diversificadas, exibição de filmes e outras atividades culturais. As festas comemorativas de aniversários das crianças, Páscoa, festa junina, Natal, entre outras, também configuram momentos de compartilhamento social, sustentando a importância das famílias na construção de uma rede linguagem e de cuidados para as crianças atendidas.

Confira todos os tratamentos: