Grupos de Educação Terapêutica (GETs)

Os GETs seguem as mesmas bases do tratamento psicanalítico individual, mas a eles se acrescentam alguns princípios:

  • o encontro da criança com outras crianças pode “ensinar” mais do que muitas horas de contato com adultos;
  • o grupo pode oferecer uma heterogeneidade: ali estarão presentes crianças do espectro autista, mas também crianças com problemas de aprendizagem, com problemas de relacionamento, pobres e ricas, pequenas e grandes. Desse modo, estaremos oferecendo um grande campo de linguagem, cujo potencial terapêutico será explorado pelos profissionais ali presentes.
  • os grupos oferecem “focos” de trabalho, permitindo que as crianças circulem entre eles, podendo entrar e sair do grupo, sempre acompanhada por um terapeuta, já que muitas suportam mal a presença dos outros por muito tempo.

OS FOCOS

Jogos: atividades que envolvem o brincar, a movimentação em brinquedos de grande porte, corridas, jogos de pátio com regras simples, encenação de pequenas peças, aprendizado de músicas e escuta de relatos de histórias. Atividades de cooperação grupal para o desenvolvimento do laço social não estabelecido ou ainda de forma incipiente. Dentre essas atividades, destacam-se os ateliês de Música e de Culinária.

Escrita: oferecimento de atividades para o desenvolvimento do desenho, do grafismo e do traço que são a base para a alfabetização. Dentre essas atividades, destacam-se as pinturas, colagens, recortes e escrita espontânea. Com crianças já alfabetizadas, o objetivo é diagnosticar as dificuldades de alfabetização demonstradas por cada criança, propor um trabalho de alfabetização levando-se em conta essas dificuldades e realizar um levantamento de elementos para discussão da adaptação curricular a ser realizada tanto no grupo como na escola.

Serão ofertadas atividades que têm como eixo temático as diversas produções da cultura (festas folclóricas, datas comemorativas, calendário, entre outros) bem como visitas a museus, bibliotecas e espaços públicos relacionados aos conteúdos trabalhados no grupo.

Confira todos os tratamentos: