Curso destinado aos professores e profissionais que trabalham em escolas de São Paulo

A proposta do curso é apresentar os fundamentos teórico-práticos da metodologia de trabalho denominada Estudo de Caso da Escola – metodologia ECE – desenvolvida pelo Lugar de Vida em conjunto com um grupo de escolas de São Paulo e os possíveis desdobramentos na sala de aula.

Direcionada especificamente à inclusão de alunos autistas, a metodologia parte de Princípios orientadores, apoiando-se na leitura do aluno a partir de eixos oriundos da psicanálise, e apontando aos educadores diferentes formas de articular sua peculiar constituição subjetiva com possíveis estratégias de aprendizagem.

O curso também abordará alguns dos grandes temas considerados fundamentais para uma educação inclusiva: articulação subjetividade, linguagem e aprendizagem; reflexões sobre as montagens escolares, as relações entre os alunos em um ambiente escolar caracterizado pela diversidade,  as modalidades de equipes de apoio à inclusão nas escolas e as parcerias com as equipes de tratamento e com as famílias.

Conteúdo

Quem são os alunos com Entraves Estruturais na constituição subjetiva.
Eixos da Metodologia do Estudo de Caso na Escola.
A função do semelhante no grupo classe.
As questões de linguagem e de escrita.
Como um autista aprende?
Fundamentos para Montagens escolares e curriculares inclusivas.
A função das equipes de apoio e do acompanhante escolar.
Práticas e experiências inclusivas: desafios e alguns sucessos.
Sofrimento psíquico dos adolescentes na escola.
A parceria com as equipes de tratamento e com os pais na escola.

Carga Horária: 36 hs/aula

Público-alvo: Professores, orientadores, coordenadores, acompanhantes escolares e psicólogos e fonoaudiólogos que trabalham em escolas

O curso é destinado à estes profissionais de escolas de fora de São Paulo que habitualmente não podem comparecer aos cursos oferecidos pelo Lugar de Vida

Metodologia: As aulas serão interativas, pela plataforma zoom. Com material de apoio para leitura prévia.