Pontes com as escolas

A experiência acumulada pelo Lugar de Vida – Centro de Educação Terapêutica desde 1990, como  instituição de referência no tratamento e no acompanhamento escolar de crianças e adolescentes com entraves estruturais em sua constituição psíquica, fez com que profissionais da Saúde e Educação passassem cada vez mais a requerer que esse conhecimento fosse compartilhado. Em todas as suas frentes de atuação, o Lugar de Vida constrói pontes com as escolas visando a efetivação do processo de inclusão escolar das crianças e jovens com entraves estruturais em sua constituição psíquica. A inclusão escolar, em paralelo ao tratamento institucional e educacional, constitui-se como eixo de sustentação da Educação Terapêutica proposta pelo Lugar de Vida, conceito que se baseia na articulação entre os princípios da psicanálise e da educação, tem como visão o “educar tratando e o tratar educando”.

Duas frentes de ação contemplam essa linha de ação de parceria com as escolas. O Acompanhamento Escolar, que oferece assessoria a instituições ou equipes voltadas ao tratamento e escolarização de crianças e adolescentes com entraves estruturais em sua constituição psíquica, e o Projeto Escolas Protagonistas,  que reúne escolas, por meio de seus educadores, professores, orientadores, psicólogos e demais profissionais, para discutir grandes linhas de ação para escolas inclusivas. 

Veja a seguir detalhes destas duas frentes de atuação voltadas especificamente às instituições de ensino.

Acompanhamento escolar

 

Para fazer face à demanda das escolas e de seus profissionais, o Lugar de Vida constituiu-se como um núcleo transmissor e multiplicador, oferecendo assessoria a instituições ou equipes voltadas ao tratamento e escolarização de crianças e adolescentes com entraves estruturais em sua constituição psíquica.

Essa assessoria tem um caráter formativo, pois é trabalhada por meio de cursos, seminários teóricos e clínicos, palestras, supervisões ou discussões de alunos-caso ou de situações-classe. O trabalho é desenvolvido de forma a que cada instituição demandante encontre um caminho próprio a partir da interlocução com a experiência particular do Lugar de Vida, compondo um aspecto do acompanhamento escolar que possa se refletir nas práticas educacionais inclusivas de crianças que frequentam as respectivas escolas.

Os profissionais do Lugar de Vida realizam ainda um acompanhamento escolar mais orgânico, in loco, por meio de reuniões e de trocas com os professores e coordenadores pedagógicos que atuam diretamente com as crianças atendidas em nossa clínica. Além deste acompanhamento há também, quando necessário, a avaliação de aprendizagem e um apoio nos processos de escolarização e/ou de alfabetização junto à criança, sendo este modo de acompanhamento escolar realizado por profissional educadora da equipe e na própria clínica do Lugar de Vida.

Faça contato e veja qual o tipo de assessoria que mais de adequa ao perfil de sua instituição!

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Projeto Escolas Protagonistas

Desenvolvido pelo Lugar de Vida – Centro de Educação Terapêutica, o Projeto Escolas Protagonistas reúne escolas, por meio de seus educadores, professores, orientadores, psicólogos e demais profissionais, para discutir grandes linhas de ação para escolas inclusivas, partindo de princípios éticos e teóricos da psicanálise, como a noção do aluno-sujeito, e propondo a ampliação do conceito de educação para auxiliar o aprendizado de crianças com entraves estruturais em sua constituição psíquica. O objetivo é contribuir para que essas crianças possam usufruir melhor da vida escolar, ampliando as possibilidades de estar com os outros e de aprender no grupo-classe.

Com um calendário intenso de seminários, workshops e encontros técnicos, o projeto adota um processo de produção coletiva, no qual os participantes possam tecer suas experiências ao conhecimento a ser transmitido a outras escolas por meio de uma jornada aberta ao público.

Um dos frutos do Projeto Escolas Protagonistas é a publicação de livros,  como forma de sistematizar o trabalho e de permitir a sua disseminação para outras escolas. O primeiro livro teve como título Práticas Inclusivas em Escolas Transformadoras: acolhendo o aluno-sujeito; e o segundo Práticas Inclusivas II: Desafios para o aprendizado do aluno-sujeito. O terceiro livro está em finalização.

A primeira versão do projeto ocorreu nos anos de 2015 e 2016 e resultou na publicação do primeiro livro. A segunda versão do projeto ocorreu em 2018 e mais um livro foi publicado. A terceira versão do projeto, iniciada em 2019, não pode ser terminada em virtude da pandemia. Em 2021 aconteceu a 4a edição do Projeto Escolas Protagonistas – Diálogos com o Lugar de Vida para a construção do trabalho inclusivo em 2021 (em tempos de pandemia), que foi inédita no sentido de abordar a intervenção remota, em razão da pandemia, concentrando o trabalho nos desafios em termos do processo de subjetivação e de aprendizado dos alunos em situação de inclusão. A quinta versão do Projeto ocorreu em 2022, ainda no formato remoto, com a participação de 9 escolas . Os trabalhos das versões dos Projetos de 2019, 2021 e 2022 estão em fase de publicação do terceiro livro com novos temas discutidos.

Nas versões do Projeto Escolas Protagonistas participaram as escolas:  Instituto Acaia, Colégio Anglo21, Escola Carandá VivaVida, Escola Castanheiras, Colégio Equipe, Escola Espaço Brincar, Escola Espaço Pensar, Escola Grão de Chão, Escola Jacarandá, Escola Nova Lourenço Castanho, Escola Nossa Senhora das Graças (Gracinha), Colégio Oswald de Andrade,  Escola Primeira, Escola Projeto Vida, Prósaber (RJ), Colégio Rainha da Paz, Escola Ranieri, Colégio Santa Cruz, Colégio St. Francis, Colégio St. Nicholas, Creche Sta. Monica (RJ), Escola Vera Cruz, Escola da Vila e Escola municipal – EMEF Vladimir Herzog.

A equipe do Lugar de Vida que trabalha no projeto é formada por Danilo Ide, Cristina Keiko, Juliana Davini, Maria Cristina Kupfer, Maria Eugênia Pesaro, Maria da Paz Castro (Gunga) e Mariana Trenche.

Com uma abordagem única no Brasil, o Lugar de Vida logo constatou, no início de sua atuação, o papel fundamental da escola no tratamento de crianças com entraves estruturais em sua constituição psíquica, em situação de inclusão. Em um trabalho constante de articulação entre escola e tratamento, o Lugar de Vida criou o conceito de Educação Terapêutica, conjunto de procedimentos terapêutico-educacionais que visam ao restabelecimento ou à construção da estruturação psíquica de crianças que enfrentam falhas em seu processo de subjetivação, como as crianças que estão dentro do espectro do autismo.

O Escolas Protagonistas traz evidências de conhecimento e de práticas consistentes que atestam os benefícios da inclusão, em contraposição a iniciativas que preconizam a criação de escolas especializadas, que acabam por segregar e discriminar os alunos em condição de inclusão. Para o Lugar de Vida, uma escola pode tornar-se protagonista da inclusão que realiza e construir suas próprias bases; uma escola pode transformar a prática inclusiva em uma oportunidade para ser protagonista de seu projeto inclusivo, transformando-se e tornando-se ao mesmo tempo agente de transformação social.

Faça contato e junte-se a nós para a próxima edição do Projeto Escolas Protagonistas

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