Desde o seu início, o Lugar de Vida – Centro de Educação Terapêutica recebe para atendimento crianças com entraves estruturais em sua constituição psíquica, entre elas as crianças autistas. Ao longo dos mais de 30 anos de trabalho clínico e de acompanhamento escolar dessas crianças, dedicou-se a uma extensa produção, por meio de pesquisas e da publicação de trabalhos científicos, dos achados clínicos e da fundamentação de uma prática que sustenta a singularidade psíquica do sujeito autista, seu modo peculiar de estar no mundo e suas possibilidades de laços sociais. Este curso abordará a concepção psicanalítica do autismo, o diagnóstico diferencial com outros entraves estruturais, os modos peculiares de transferência, de direção de tratamento, em especial a função do semelhante e a escolarização dos autistas.
Conteúdo programático:
A leitura psicanalítica da construção do aparelho psíquico do sujeito autista
A noção do autismo como quarta estrutura e sua diferenciação em relação à psicose infantil
A noção de borda autística de J.C.-Maleval e suas consequências para a clinica psicanalítica do autismo
A lógica do funcionamento perceptivo do autismo: uma análise através das autobiografias de autistas
A função do grupo terapêutico heterogêneo no tratamento da criança autista
Princípios e pressupostos para uma Aprendizagem Terapêutica da criança autista
Apresentação e discussão de um caso de autismo em atendimento interdisciplinar na Educação Terapêutica
Veja as informações detalhadas no nosso Blog!