Skip to main content
-Eventos

Seminário O Sofrimento Psíquico na Adolescência

By 5 de maio de 2022No Comments

 

O Lugar de Vida – Centro de Educação Terapêutica promove no dia 12 de maio o seminário O Sofrimento Psíquico na Adolescência, a ser conduzido pela psicanalista Leda Mariza Fischer Bernardino, doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo IPUSP e pós-doutora em Tratamento e Prevenção Psicológica pela Université Paris VII. O evento faz parte do ciclo de seminários online abertos ao público do Projeto Escolas Protagonistas 2022, iniciativa que aborda eixos fundamentais para a sustentação da inclusão escolar de crianças com entraves psíquicos. Faça a sua inscrição pelo e-mail lugardevida@lugardevida.com.br!

O seminário é dirigido àqueles que se sentem interrogados em sua vivência clínica ou institucional com adolescentes. Segundo Leda Bernardino, “o adolescente é, por definição, um sujeito em crise, com questões que se refletem nos ambientes familiares, sociais, escolares e clínicos, sobretudo em um tempo de vulnerabilidade das estruturas simbólicas que sustentam a coletividade e onde o jovem deve encontrar seu lugar”.

Na visão da psicanalista, o adolescente questiona os tempos atuais e seus impasses a partir de seus sintomas: automutilações, toxicomanias, anorexia/bulimia, tentativas de suicídio, depressão, delinquência… Objetos virtuais, imagens que fascinam ou horrorizam, violência em casa ou na escola, impossibilidade de achar um lugar para si, experiências loucas e de excesso… tudo isso permeia a passagem do adolescente no mundo contemporâneo, nem sempre fácil de acolher e de possibilitar uma saída.

 

Sobre Leda Mariza Fischer Bernardino

Leda Fischer Bernardino é psicanalista, analista membro da Associação Psicanalítica de Curitiba, doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento pelo IPUSP, com pós-doutorado em Prevenção e Tratamento Psicológico pela Universidade de Paris 7. Autora do livro “As psicoses não decididas na infância”; coautora e organizadora dos livros “Neurose infantil versus neurose da criança”, “Psicanalisar crianças: que desejo é esse?”, “O que a psicanálise pode ensinar sobre a criança, sujeito em constituição”; coautora e coorganizadora dos livros “Psicanálise e ações de prevenção na primeira infância”, “De bebê a sujeito: a metodologia IRDI nas creches” e “APEGI – Acompanhamento psicanalítico de crianças em escolas, grupos e instituições: um instrumento para o trabalho com a criança-sujeito”.

Foi professora titular de Psicopatologia da Infância e Adolescência e supervisora de estágio em Psicologia Escolar e Psicologia da Saúde na PUCPR.

Atualmente exerce prática clínica na cidade de São Paulo.

Informações

O seminário online por meio da plataforma Zoom. O link de acesso será enviado no dia para todos os inscritos.

Data e Horário: dia 12 de maio de 2022, das 19h às 21h.

Valor de cada seminário: R$ 50,00 (estudantes de graduação e professores da rede pública de ensino); R$ 70,00 (demais profissionais)

 

Dados bancários para depósito:

Banco Santander (033); Agência 0702; C/C 13003299-8; CNPJ: 39485929/0001-93 (chave pix).

Solicita-se o envio do comprovante para e-mail lugardevida@lugardevida.com.br

Visite o nosso site: www.wordpress-1176624-4130139.cloudwaysapps.com

Leave a Reply