Skip to main content
Pontes com as escolas

Projeto Escolas Protagonistas lança sua quinta edição

By 10 de dezembro de 2021fevereiro 21st, 2022No Comments

O Lugar de Vida – Centro de Educação Terapêutica já lançou a quinta edição do Projeto Escolas Protagonistas para 2022, convidando profissionais de todas as escolas do país para a participação, rumo a uma escola para todos.

As experiências exitosas das versões anteriores e os novos desafios enfrentados pelas escolas, professores, alunos e familiares durante o ano de 2021 levaram o Lugar de Vida a já propor a quinta edição do Projeto Escolas Protagonistas, que acontecerá entre março de 2022 e março de 2023, com um misto de atividades presenciais e virtuais. O eixo central do Projeto é uma metodologia de trabalho em conjunto, uma vez que colocar juntos os profissionais de diversas escolas em encontros de fala, de escuta, de trocas, de elaboração da prática e dos estudos tem promovido a sistematização dos saberes e a construção de práticas criativas cada vez mais consistentes, rumo a uma escola para todos.

Foi a partir do estranhamento, das tensões e do desconforto diante de crianças tão diferentes do nosso modo de funcionamento psíquico, cognitivo e relacional, que o Lugar de Vida surgiu há mais de 30 anos, antes mesmo da Lei de Inclusão vigorar no Brasil. A equipe do Lugar de Vida sempre se compôs em torno de um mal-estar inerente aos contextos de um “não-saber” e de um “saber-não-sabido” sobre a presença do inconsciente nos pensamentos e ações humanos.

O Escolas Protagonistas traz evidências de conhecimento e de práticas consistentes que atestam os benefícios da inclusão, em contraposição a iniciativas que preconizam a criação de escolas especializadas, que acabam por segregar e discriminar os alunos em condição de inclusão. Para o Lugar de Vida, uma escola pode tornar-se protagonista da inclusão que realiza e construir suas próprias bases; uma escola pode transformar a prática inclusiva em uma oportunidade para ser protagonista de seu projeto inclusivo, transformando-se e tornando-se ao mesmo tempo agente de transformação social.

A parceria prática e simbólica do Lugar de Vida com as escolas tem o objetivo de ser também transformadora, tecendo uma rede de cuidados, assim como uma força de resistência ao momento atual de apagamento e de silenciamento dos sujeitos em seus distintos modos de ser e de se dizer: crianças, jovens, pais e educadores. Basta, para isso, que haja alguém ao lado para bem escutá-los.

A equipe do Lugar de Vida que trabalha em todo o projeto, envolvendo psicólogas, psicanalistas, fonoaudiólogas e educadoras é formada por Cristina Keiko, Juliana Davini, Cristina Kupfer, Maria Eugênia Pesaro, Maria da Paz Castro (Gunga), Mariana Trenche, Marina Lavrador e Leda M. F. Bernardino.

Em 2022 o Projeto Escolas Protagonistas continua, com a sua agenda intensa de seminários, encontros teóricos, grupos de estudos de caso, workshop e jornada de sistematização dos trabalhos! E a equipe do Lugar de Vida espera continuar contando com estas e outras escolas para compor um coletivo ainda maior!

Leave a Reply