Skip to main content
-

Manifesto pela democracia

By 28 de outubro de 2022No Comments

Desde sua fundação, dentro da USP nos anos 90 e durante os longos anos de trabalho como instituição privada fora da Universidade, o Lugar de Vida passou por diversos momentos histórico-políticos desafiadores. Procurou, desde o início, denunciar a exclusão social e escolar sofrida por crianças e adolescentes autistas e com dificuldades no desenvolvimento, decorrente da ausência de políticas públicas no campo da saúde mental e da educação. Crianças de todas as idades eram recebidas por nós sem nunca terem frequentado a escola. Ao mesmo tempo em que o Lugar de Vida preparava o terreno para inclusão escolar com o objetivo de que estas crianças circulassem socialmente e nas escolas, surgiam as leis que visavam garantir inclusão, sendo a Lei Brasileira de Inclusão (13.146, de 06/ julho/2015) uma das mais recentes e importantes conquistas da sociedade brasileira.

Como clínica orientada pela ética da Psicanálise e protagonista no tratamento, pesquisa e formação profissional no campo que articula saúde mental e educação, o Lugar de Vida vem a público se manifestar em defesa do Estado Democrático de Direito, repudiando qualquer ameaça aos direitos conquistados pelo cidadão brasileiro no que diz respeito à educação, à inclusão, à moradia, à alimentação, à segurança e ao lazer. Neste domingo de votação, conclamamos a todos que sejam conscientes e votem em prol da democracia. Só assim poderemos proteger a infância e interditar uma política anti-ética, agressiva, nefasta, retrógrada, autoritária e contrária ao bem estar físico e psíquico dos brasileiros.

Trabalhamos e lutamos para que o nosso Brasil seja um país justo, democrático, com liberdade de expressão e direito ao voto. E, sobretudo, para cobrar que nossos governantes sejam capazes de garantir a todas as crianças um futuro digno e repleto de sonhos e esperança. Desejamos a elas um “Lugar de Vida” para que possam viver sua infância em paz.

 

São Paulo, 28 de outubro de 2022.

 

Lugar de Vida

Centro de Educação Terapêutica

Leave a Reply